A Luta Pelo Disco De Vinil No Brasil!

tumblr_njqbyecV1X1qite7lo1_1280

Há alguns anos, em especial em meados da década de 1990, era decretada “a morte do disco de vinil”, lembro bem de quando muita gente começou a vender, dar ou até jogar fora seus LPs e compactos para comprar em CD (Compact Disc), diversos comerciais zombando do vinil, como coisa do passado,, mas assim como os discos de vinil, “o mundo dá muitas voltas”, não é mesmo?

Eu e muitos de minha geração nunca deram tanta bola para o modismo da “nova era digital”, seja CD, mp3, ainda que aderisse também, mas não a ponto de substituir os “velhos bolachões”, os quais nos proporcionam uma experiência extra sensorial e única, mas não somente como um fetiche ou um ingênuo saudosismo.

Joanatan no discoJOANATAN RICHARD NO VINIL: Em 2015 lancei meu primeiro trabalho em vinil, um compacto duplo, ou EP, como queiram, foi sem dúvida uma das maiores realizações de minha vida, (ver) e ouvir minhas canções materializadas na mágica sonoridade gerada pelo contato físico e direto da agulha no disco! Cada um tem um sonho, comprar um Camaro, uma moto Harley-Davidson, visitar as Cataratas do Niagara, passar no vestibular, etc, lançar vinil é um dos meus sonhos mais “altos”, já que no Brasil a maldita taxa tributária impossibilita a realização de muitas coisas, prensar em vinil é uma delas, apesar de termos muitas opções para prensar aqui, o valor final ainda está fora de alcance para muitos artistas e selos independentes.  Mas a vontade de ter mais e mais trabalhos lançados em disco de vinil só cresce.

vinyl yellow

FOR ALL

“Para Todos” (For All), é o título do meu próximo lançamento em vinil, um LP de 10′ polegadas contendo oito canções, nenhuma lançada em vinil com seis inéditas. O título além de ser uma alusão – quase um trocadilho – a história de como surgiu um dos gêneros musicais típicos da minha região, o “Forró”, mesmo não tendo nenhuma relação com esse estilo, vale ressaltar, é também uma afirmação de que minha música é para todos, não é apenas para uma determinada cena musical, quem curte blues, jovem guarda, rockabilly, rock ‘n’ roll, pop, forró, samba, surf music, jazz, soul, pode gostar da minha música! Por que não?! Se estatisticamente os maiores consumidores do meu trabalho, que vão aos meus shows, compram meus discos sãos de diversos segmentos?!

Em termos musicais e conceituais o LP (MONO), é composto por, rock ‘n’ roll, doo-wop, baladas, rhythm and blues rockabilly. Tudo do meu jeito com arranjos e sonoridade que remetem aos anos 50 e início dos anos 60. A gravação foi 90% ao vivo no estúdio, o que já acrescenta um “sabor” bem característico e especial, buscando preservar ao máximo elementos e/ou equipamentos que marcaram uma era, agradando os apaixonados pelo som dos anos 50 e da boa música em geral.

O disco está sendo feito no Canadá em uma tiragem super limitada, menos de 50 LPs, a capa será feita aqui e de forma artesanal baseada nos formatos dos anos 50, o que torna ainda mais peculiar esse lançamento da Ipojuke Records. A fabricação do vinil conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. A estimativa é de que ainda em julho já esteja no Brasil. 

CAPA VINIL JR - 2018

 

INFLUÊNCIAS E AFINS

Se você curte artistas e afins, como, Elvis Presley, Bill Haley, Buddy Holly, Little Richard, Gene Vincent, Frankie Lymon And The Teenagers, Roy Orbison, Buddy Knox, Ritchie Valens, Carl Perkins, Tommy Sands, Everly Brothers, Ricky Nelson, Bobby Darin, Rudy “Tutti” Grayzell, Pat Boone, Sun Records, Gold Star Studio, Roulette Records, Capitol Records, Quonset Hut Studio (Bradley Studio), Norman Petty e Joe Meek Studios, vintage Fender Stratocaster, guitarras antigas, antigos microfones de fita, amplificadores e equipamentos valvulados e saudades de um tempo que muitos de nós nem éramos nascidos e que não voltam mais, então há uma grande chance de você identificar-se com o LP Joanatan Richard “For All”.

Espero que tenham gostado da postagem, abraços!

Joanatan Richard

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *