Atual Cenário Musical

Há alguns anos, o caminho de artistas e bandas mais afortunados era “afunilado” especialmente no Rádio e TV, que eram as duas grandes vitrines para aparecerem ao grande público, além de revistas e jornais, e assim como em parte é hoje, dependendo de vários fatores, em parte qualidade artística – não confundir qualidade artística com qualidade técnica, seja tecnológica ou musical, por favor – qualidade na concepção, inspiração, originalidade, atitude e por ai vai.

A cantora brasileira Leny Eversong entre Elvis e Ed Sullivan em 1957 

 

E hoje?!
Temos a tão sonhada “independência” com a democrática e acessível internet, pois, se antes as principais mídias não tinham como mostrar todo mundo no rádio e TV, hoje todos nós estamos a mostra, música de graça para o público ouvir e assistir quantas vezes quiser.
Mas, ainda assim, a sensação é de um grande tumulto de informações processadas ao mesmo tempo, nossos cérebros muitas vezes não conseguem assimilar.

smartphone

A Corrida Pelo Ouro

Artistas, selos, distribuidoras, plataformas e marketeiros vivem numa luta frenética pela atenção dos “usuários” do ouro do nosso tempo,  através de algoritmos e coisas do tipo. Consumidores com mais idade, muitas vezes dizem que não se faz mais música como antigamente, ou seja, a que tinha espaço na grande mídia de algumas décadas atrás.

Por fim, a impressão, é que quanto mais informação e conteúdo disponível, mais do mesmo, ninguém quer degustar algo novo e aprender, se prendem aos velhos sucessos de forma extrema (cover pra que te quero) ou de forma banal no caso dos hits descartáveis e voláteis do momento.
E os nichos? …

 

Moral da História

Conclusão, nós que fazemos música, compomos, gravamos, lançamos trabalhos autorais, temos que nos virar e dar cambalhotas para chamar a atenção de novas audiências, criando conteúdos diversos (muitas vezes até fazer as tais dancinhas que viralizaram) para manter a atenção dos fãs e seguidores.

Sim, para quem ainda não percebeu, é um novo tempo.

 

Se você chegou até aqui, aproveita e escuta meu novo álbum:

Memória aguçada

 

Joanatan Richard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *